Exercícios de genética - Complementariedade de bases

Os exercícios a seguir estão relacionados com as duas primeiras postagens do tema GENÉTICA: (São exercícios bastante fáceis, só para fixar o mecanismo da complementariedade)

1 - Se a timina constitui 15% das bases em uma certa amostra de DNA, que porcentagem das bases deve ser de citosina?
2 - Se o conteúdo G + C de uma amostra de DNA é 48%, quais são as proporções dos quatro nucleotídeos diferentes?
3 - Um determinado segmento de DNA tem a seguinte sequência de nucleotídeos em um filamento: 5' - ATTGGTGCATTACTTCAGGCTCT - 3'. Qual deve ser a sequência do outro filamento? (Marque as pontas 5' e 3').
4 - Em um único filamento de DNA, é possível que o número de adeninas seja maior que o número de timinas?

RESPOSTAS:

1 - Aqui temos que levar em consideração a complementariedade das bases, se a amostra possui 15% de timina, obrigatoriamente haverá 15% de adenina. Somando as duas, já temos 30% da amostra, mas e os outros 70%? 35% será de citosina e 35% de guanina, isso devido a complementariedade de bases. Então temos: A = 15%, T = 15%, C = 35% e G = 35%, totalizando 100% da amostra.
2 - Para resolver este exercício você deve utilizar o mesmo raciocínio do exercício anterior, se G + C correspondem a 48%, G = 24% e C = 24%. Mas ainda faltam 52% da amostra, que são de A + T, então A = 26% e T = 26%.
3 - O filamento será: 3' - TAACCACGTAATGAAGTCCGAGA - 5'. Lembre-se, A-T e C-G, o contrário também é válido T-A e G-C.
4 - Sim, pois em um único filamento os pares de base não são complementares. Um exemplo disso é o filamento dado no enunciado do exercício anterior.

Seu comentário é muito importante, deixe sua crítica ou sugestão e não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário