Ecologia, o que é?

Para iniciarmos a “maratona” de conteúdos do blog, achei interessante abordar o que é a ECOLOGIA, que sem dúvidas é a área que dá a “cara” da biologia, mesmo a biologia tendo muitas (e quando digo muitas são MUITAS coisas mesmo) áreas de atuação.
Hoje se fala muito em sustentabilidade disso, sustentabilidade daquilo e por aí vai, e a ecologia se preocupa justamente com isso, não com a sustentabilidade em si, mas em como nós podemos viver bem em nossa “casa”, esta palavra, ecologia, significa literalmente “estudo da casa”. Quando digo casa, não pense numa casa de alvenaria ou de madeira como a que você mora, mas pense em algo maior, como o nosso planeta. Garanto que quando você está em sua casa (a que você mora) não deve ser muito legal sair jogando lixo no seu quarto (ou atear fogo, vai saber né), pois se você fizer isso vai haver uma consequência. Pense em nosso planeta da mesma maneira, pois em algum momento as consequências surgirão, por mais que demore.
A ecologia vai estudar as relações entre os indivíduos e o ambiente que eles ocupam. Mas temos uma palavra que é parecida com ecologia, a ECONOMIA, que é o gerenciamento doméstico. Infelizmente ecólogos e economistas são vistos, ou pelo menos eram vistos, como “rivais”, porque o ecólogo é o “cara que SOMENTE se preocupa com a natureza” e o economista é o “cara obcecado SOMENTE por dinheiro”. Na verdade, o correto é que os dois trabalhem juntos, e estão surgindo novas áreas em que os dois devem atuar juntos.
Historicamente falando a palavra ecologia foi proposta pelo biólogo alemão Ernst Haeckel em 1869, uma data relativamente recente. Mas não é de hoje que o ser humano tenta entender a natureza, desde muito cedo já se buscava o entendimento do clima, das plantas e dos animais, até hoje, com tanta tecnologia, ainda somos dependentes do ambiente natural, o maior exemplo disso é a nossa dependência contínua de água. Porém só damos valor àquilo que o HOMEM faz, e esquecemo-nos de valorizar aquilo que retiramos dos sistemas naturais e, como sempre, só iremos dar valor quando for caro, muito caro.


Entre os anos de 1968 e 1970, após os astronautas tirarem fotos da Terra vista do espaço, estourou o movimento mundial de consciência ambiental, pois notamos o quanto nosso planeta era solitário e “frágil”. Foi durante a década de 70 que começaram as preocupações com a poluição, crescimento populacional, consumo de alimento e energia e a perda de biodiversidade (principalmente por fatores antrópicos); por isso essa década ficou conhecida como a “década do ambiente”, e no dia 22 de abril de 1970 ocorreu o primeiro “Dia da Terra”, mas nas décadas subsequentes de 80 e 90, os temas ambientais foram empurrados para os bastidores, dando lugar a problemas como a criminalidade, Guerra Fria, ou seja, problemas de relações humanas, mas agora, no início do século XXI, os problemas ambientais estão cada vez mais voltando à tona, pois a exploração dos sistemas naturais sem um pingo de consciência continua.

Referência:
ODUM, E. P., BARRET, G. W. Fundamentos de Ecologia. 5ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011, 612 p.

Obs.: sempre vou referenciar os textos, caso alguém queira se aprofundar no assunto ou ler mais a respeito.
Seu comentário é muito importante, deixe sua crítica ou sugestão e não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário